Arte médica e imagem do corpo: de Hipócrates ao final do século XVIII. Adelino Cardoso et al
"O catálogo da exposição Arte Médica e Imagem do Corpo evidencia a riqueza das colecções da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca da Ajuda em matéria científica.
Encarado como um belíssimo e valioso instrumento de trabalho para as futuras gerações de investigadores, o catálogo apresenta oito estudos: Filosofia e inteligibilidade médica, de Adelino Cardoso, A medicina e a arte de representar o corpo e o mundo através da anatomia, de Manuel Valente Alves, The Paracelsian image of the body and its legacy, de Guido Giglioni, Livros sobre monstros e prodígios, de Palmira Fontes da Costa, Figurações do corpo feminino do século XV ao século XVIII, de Maria do Sameiro Barroso, A organização e regulação das profissões médicas no Portugal Moderno: entre as orientações da Coroa e os interesses privados, de Laurinda Abreu, O discurso higienista no Portugal do século XVIII: tradição e modernidade, de Bruno Barreiros e A febre, a fibra e o espasmo, de Manuel Silvério Marques". - Biblioteca Nacional de Portugal
Referência:
Cardoso, Adelino, Braz de Oliveira, António e Silvério Marques, Manuel (coord.). Arte médica e imagem do corpo: de Hipócrates ao final do século XVIII. Biblioteca Nacional de Portugal, 2010.