Seminário Permanente SHARE (Online)
Esta Sessão do Seminário Permanente decorrerá Online, via Zoom. Para assistir e participar na Sessão, utilize este link:
https://zoom.us/j/97667351897?pwd=Q0w1dGxhMlFualc0QTBpWWt4M0dRUT09
ID da reunião: 976 6735 1897
Senha: 4yjJQa
O contributo da investigação qualitativa na implementação novos modelos de prestação de cuidados de saúde, pela Prof. Carmen Caeiro (Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal)
A investigação qualitativa pode desempenhar um papel relevante no processo de conceção, implementação e avaliação de novos modelos de prestação de cuidados de saúde. Neste processo, as equipas de investigação são confrontadas com o desafio de desenvolver modelos que garantam a melhor efetividade clínica assim como o custo-efetividade, partindo dos recursos disponíveis nos contextos de prática clínica. Investigar a perspetiva de todos os atores envolvidos na implementação de um novo modelo de prestação de cuidados de saúde sobre a aceitabilidade, potenciais aspetos facilitadores e barreiras à sua implementação poderá ter um impacto significativo no sucesso atingido, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada sobre o processo e a forma como este último poderá influenciar os resultados. Esta apresentação pretende constituir um contributo para a reflexão sobre o papel da investigação qualitativa na implementação de novos modelos de prestação de cuidados de saúde, explorando o exemplo de um projeto implementado recentemente no contexto da prestação de cuidados de saúde primários.
«Dar nome às hipoglicemias»: Uma abordagem narrativa, pela Prof. Marta Soares (ISCSP, Universidade de Lisboa)
Esta sessão concentrar-se-á no estudo «Dar nome às hipoglicemias» e na sua aplicação de métodos narrativos (entrevistas e sessões de escrita criativa) no âmbito da Diabetes Mellitus Tipo 1, com o intuito de averiguar o modo como a experiência da hipoglicemia – fenómeno recorrente de difícil descrição – é verbalizada por jovens com diabetes e pelos seus familiares de primeiro grau.
Após uma breve exposição dos objetivos, enquadramento teórico e metodologia do estudo, serão apresentadas as diferenças e semelhanças observadas entre as descrições feitas pelos jovens com diabetes e os seus familiares, resultados obtidos através de uma análise comparativa de base narrativa. Procura-se assim ilustrar o potencial oferecido pela aplicação de metodologias narrativas no contexto da saúde, já que este estudo, ao propiciar a verbalização de uma experiência individual, poderá contribuir, por um lado, para a interiorização desta vivência por parte da pessoa com diabetes e facilitar, por outro, a comunicação entre doentes, profissionais de saúde e familiares.
Moderação Afonso Cavaco (Faculdade de Farmácia, Ulisboa)
26 de Junho de 2020, às 17h30
Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.