Seminário Permanente com Teresa Casal e Maria de Lurdes Tavares

Teresa Casal (CEAUL)
Título: “For the first time in my life, fiction has failed me”: Ficção, Doença e Medicina
Resumo: A Medicina Narrativa propõe o uso de narrativas, tanto ficcionais como autobiográficas, no âmbito da formação de profissionais de saúde. Contudo, persiste alguma suspeição sobre a credibilidade de narrativas ficcionais para aceder à experiência subjectiva de doentes e cuidadores. Nesta apresentação reflectirei sobre as potencialidades e os limites da ficção para dizer a doença a partir de obras situadas no limiar entre ficção e não-ficção: “Multitudes”, de Lucy Caldwell, cuja narradora confessa: “For the first time in my life, fiction has failed me”; e O Meu Nome É Alice, em que a neurocientista Lisa Genova recorre à ficção para dar conta da experiência de demência do ponto de vista da doente, contrariando assim a tendência mais frequente de retratar esta doença a partir de testemunhos de cuidadores. A que necessidades é que a ficção (não) responde quando a ficcionista Caldwell se vê no lugar de mãe de um bebé recém-nascido em risco de vida? Como é que a cientista Genova usa a ficção para representar a vivência de uma doença que resiste à ordem narrativa? De que modo é que cada obra interpela os seus leitores?

 

Maria de Lurdes Tavares (Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, IPST, IP)
Título: Primeiro as pessoas
Resumo: As narrativas, a sua importante presença na arte, na vida e na cultura, têm vindo a ser objecto de uma atenção em crescendo. Neste grupo temo-nos dedicado, em particular, ao estudo e prática da narrativa em Medicina.
Hoje, trago-vos o relato da experiência que estou a viver neste último ano da minha já longa carreira médica, em que, em vez de consultas a doentes, faço consultas a dadores de sangue. É diferente, mas complementar. A narrativa em Medicina também tem aqui o seu lugar.
Termino com uma ideia, presente desde há muito tempo e que tento aplicar na minha vida: “Primeiro as pessoas”.

 

Sessão moderada por António Duarte (FPUL)

 

25 de Outubro | Sala 5.2 | FLUL

 

Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.

Novembro 2024
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Eventos por tipo