Seminário Permanente com Teresa Casal e Maria de Lurdes Tavares
Teresa Casal (CEAUL)
Título: “For the first time in my life, fiction has failed me”: Ficção, Doença e Medicina
Resumo: A Medicina Narrativa propõe o uso de narrativas, tanto ficcionais como autobiográficas, no âmbito da formação de profissionais de saúde. Contudo, persiste alguma suspeição sobre a credibilidade de narrativas ficcionais para aceder à experiência subjectiva de doentes e cuidadores. Nesta apresentação reflectirei sobre as potencialidades e os limites da ficção para dizer a doença a partir de obras situadas no limiar entre ficção e não-ficção: “Multitudes”, de Lucy Caldwell, cuja narradora confessa: “For the first time in my life, fiction has failed me”; e O Meu Nome É Alice, em que a neurocientista Lisa Genova recorre à ficção para dar conta da experiência de demência do ponto de vista da doente, contrariando assim a tendência mais frequente de retratar esta doença a partir de testemunhos de cuidadores. A que necessidades é que a ficção (não) responde quando a ficcionista Caldwell se vê no lugar de mãe de um bebé recém-nascido em risco de vida? Como é que a cientista Genova usa a ficção para representar a vivência de uma doença que resiste à ordem narrativa? De que modo é que cada obra interpela os seus leitores?
Maria de Lurdes Tavares (Centro de Sangue e Transplantação de Lisboa, IPST, IP)
Título: Primeiro as pessoas
Resumo: As narrativas, a sua importante presença na arte, na vida e na cultura, têm vindo a ser objecto de uma atenção em crescendo. Neste grupo temo-nos dedicado, em particular, ao estudo e prática da narrativa em Medicina.
Hoje, trago-vos o relato da experiência que estou a viver neste último ano da minha já longa carreira médica, em que, em vez de consultas a doentes, faço consultas a dadores de sangue. É diferente, mas complementar. A narrativa em Medicina também tem aqui o seu lugar.
Termino com uma ideia, presente desde há muito tempo e que tento aplicar na minha vida: “Primeiro as pessoas”.
Sessão moderada por António Duarte (FPUL)
25 de Outubro | Sala 5.2 | FLUL
Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.