Seminário Permanente com Marijke Boucherie e Cecilia Beecher Martins
Marijke Boucherie (CEAUL)
Escutando os "clientes" em psicoterapia: O terapeuta focado na solução e o literário acadécmico
Tendo tido um confronto teórico com profissionais de saúde especializados em "terapia cognitiva e sistémica focada na solução" no Instituto Korzybski na Antuérpia, tenho tentado compreender a relutância contra pensamento aberto (ao invés de focado na solução). Neste seminário, apresento algumas das minhas leituras e reflexões acerca das implicações dessa experiência, e convido os participantes a ajudar-me a pensar no que se opõe e no que há de paralelo entre os "usos" da literatura e a "experiência" da literatura enquanto actos de escrita-leitura da própria "própria vida".
Cecilia Beecher Martins (CEAUL)
Olhando para a literatura de ficção e escrita de vida em educação em cuidados de saúde
Em “Narrative Medicine: The Essential Role of Stories in Medical Education and Communication”, Ruta Charon sugere que a instrução em leitura cerrada de textos literário pode ser benéfico para os profissionais de saúde, uma vez que "se observa a leitura cerrada a ser 'traduzida' em melhorias na atenção na escuta de linguagem oral" (2015: 99). A proposta de Charon é apoiada pelo literário académico Norman Holland, que atribuía qualidades transitórias e/ou tranformativas à literatura de ficção no seu ensaio em 2000 "The Mind and the Book".
Contudo, no contexto das Humanidades Médicas vê-se um desejo, por parte de estudantes de cuidados de saúde, em utilizar materiais baseados em experiências de vida. Este é um pedido válido no contexto de educação em cuidados de saúde, mas como formadora pergunto-me se as diferenças na inspiração, forma, nuance e linguagem encontradas em literatura de ficção e em escrita de textos de vida não deverão ser tidas em consideração quando se trabalha com diferentes tipos de texto em educação em contextos de saúde. Esta é a questão que aborda esta sessão.
Sessão moderada por Nuno M. Proença (CHAM)
Nota: As apresentações serão feitas em inglês, mas a discussão decorrerá em português e inglês.
18 de Julho | 17h | Sala 5.2 (FLUL)
Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.