Seminário Permanente com Alda Correia e Maria Antónia Botelho
Alda Maria Correia (FCSH-UNL)
Algumas reflexões em torno da relação modernismo-criatividade-doença mental
Louis Sass (1994; 2001) afirma que a esquizofrenia e o modernismo/pós-modernismo se caracterizam por uma acentuada híper-reflexividade, por uma viragem para a interioridade e por uma alienação ou disrupção global do sentido de presença vital, em relação ao eu e ao mundo. Aspectos como o perspectivismo e o relativismo, a fragmentação e passividade do eu, a rejeição do sentido temporal ou da unidade narrativa, entre outros, revelam muitas afinidades entre algumas das características distintivas da esquizofrenia e os impulsos da arte moderna, cuja influência significativa na cultura ocidental desde meados do século XIX, criou formas de consciência e modos de vivenciar a experiência, radicalmente inovadores.
Através do aprofundamento de algumas destas relações e de exemplos concretos como Baudelaire, Breton, Joyce ou Magritte, será possível reflectir sobre a função e o valor da arte e da criatividade, nos cuidados de saúde.
Maria Antónia Rebelo Botelho (ESEL)
Pedagogia narrativa e formação em enfermagem
A Pedagogia Narrativa está ancorada na tradição da aprendizagem com estórias através do uso da reflexão. É uma abordagem fenomenológica para a formação em enfermagem centrada na experiência vivida de estudantes e professores.
Ler, escrever, ouvir e contar estórias são competências narrativas que contribuiem para uma prática reflexiva (Charon, R.; Hermann, N.; Devlin, M J. 2016). É o modo como a narrativa pode ser utilizada por estudantes e professores que constituirá o foco da nossa intervenção.
Sessão modernada por António Duarte (FPUL)
4 de Abril | 18h | Anfiteatro II, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.