Palestra SHARE com Prof. Alexandre Castro Caldas
Professor Alexandre Castro Caldas
Instituto de Ciências da Saúde (Universidade Católica)
"A voz da pessoa doente“
Nos últimos anos tem-se vindo a registar a vontade de centrar a preocupação do cuidado médico na pessoa e nos efeitos que doença tem sobre o seu bem-estar e não na doença propriamente dita. Embora pareça uma pequena diferença, do ponto de vista conceptual a diferença é profunda e geradora de mudanças de atitude que importa compreender.
A doença é um acidente na vida normal das pessoas que têm uma história de vida e uma forma de nela interagir e não pode passar a ser um estigma. O cuidado deve, por isso, centrar-se na pessoa e no que ela tem para nos relatar e com ela negociar as soluções.
Toda a estrutura de prestação de cuidados necessita de ser repensada em diversos domínios. Em primeiro lugar na forma de avaliação de custos e preços. Um enfarte do miocárdio, por exemplo, não tem um preço à maneira da classificação das doenças ou dos diagnósticos homogéneos (GDH), o custo e o preço deve basear-se na análise do cuidado prestado à pessoa que sofreu o enfarte. No plano de cuidados individuais é necessário integrar os determinantes sociais e os valores de vida da pessoa doente (todos somos diferentes na vida diária e quando adoecemos ficamos ainda mais diferentes). A informação sobre saúde está hoje de acesso muito fácil e, sendo a prática da medicina uma ciência incerta, há que “negociar com a pessoa as soluções possíveis. Há que adaptar essas soluções às necessidades da pessoa antes de estar doente. Finalmente há que incluir no treino dos profissionais a aprendizagem desta forma de conduta.
Sessão Moderada por Isabel Fernandes
A palestra decorrerá online via Zoom, no dia 29 de abril de 2021, a partir das 18h (Portugal Continental). O evento será aberto ao público, e pode ser acedido a partir dos seguintes dados:
Link: https://zoom.us/j/95886954707?pwd=N0hDOVNoMVpkOUVaMVJJZyswOWFrdz09
ID da Sessão: 958 8695 4707
Senha: GfeP26
Esperamos contar com a vossa presença!
Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.