Consultores

Christian Hervé

Doutorado em Medicina em 1978 e em Biologia Humana em 1988, Christian Hervé é actualmente professor universitário de medicina legal e direito de saúde. É também director do "Laboratoire d'éthique médicale et de médecine légale" da Faculdade de Medicina (Univerisdade Paris-Descartes), chefe do serviço de consultas e de saúde pública do "Centre d'Accueil et d'Hébergement et de Soins Hospitaliers de Nanterre" e vice-presidente da "Union Nationale des Réseaux de Santé". Director do Courrier de la Société Française et Francophone d'éthique médicale, e membro das comissões editoriais Aporia (Universidade de Toronto), Corps (CNRS), Revue générale de droit médical (Universidade de Poitiers) e Culture, Medicine and Psychiatry (Universidade de Case Western Reserve, Ohio, EUA). 

 

 

Diego Gracia

Diego Gracia é actualmente Professor Emérito pela Universidade Complutense de Madrid, tendo leccionado História da Medicina e coordenado um curso de Mestrado em Bioética. Formado na área da Psicologia Clínica pela Universidade Pontifica de Salamanca, Diego Gracia é também especializado em Psiquiatria. Dirige a Fundação Xavier Zubiri e o Instituto de Bioética da Fundação de Ciências da Saúde.  Diego Gracia é autor de inúmeras publicações, sendo de destacar Etica y vida: Estudios de bioética (1998); Medice, cura te ipsum: Sobre la salud física y mental de los profesionales sanitarios (2004) e Como arqueros al blanco: Estudios de bioética (2004).

 

 

Jorge Soares

Licenciado em Medicina, foi Professor Catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Lisboa (2004-12) e da Faculdade de Ciências Médicas (1996-2004). É Presidente do “Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2015-). Foi Diretor do Departamento de Patologia Morfológica do Instituto Português de Oncologia e do Instituto Nacional de Medicina Legal (Lisboa). Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências da Saúde e da Vida da FCT, da Comissão de Avaliação das Faculdades de Medicina da A3ES e da Comissão Nacional dos Centros de Referência do Ministério da Saúde. Foi Presidente da Sociedade de Ciências Médicas e das Sociedades Portuguesas de Anatomia Patológica e de Senologia. É Académico Emérito da Academia Nacional de Medicina de Portugal e Académico Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e Académico Correspondente da Real Nacional Academia de Medicina de Espanha e da Real Academia de Medicina de Granada. Recebeu o Diploma de Mérito da European Society of Pathogy, a Medalha de Mérito (Grau Ouro) do Ministério da Saúde de Portugal e a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos.

 

 

Rita Charon

A professora Rita Charon é médica de clínica geral e especialista na área dos estudos literários (MD Harvard, PhD in English Columbia) na Universidade de Columbia em Nova York, onde ensina estudantes, profissionais de saúde, e outros professores as linguagens da medicina e das humanidades, como construir relações cooperativas com pacientes, e como usar a imaginação no cuidado dos doentes. Fundou a disciplina de Medicina Narrativa em 2000 e encabeça o recentemente criado Departamento para as Humanidades Médicas e Ética em Columbia (2018). Recebeu vários prémios e distinções de sociedades médicas e literaárias, e ensina e publica extensamente em tópicos de Medicina Narrativa, sendo uma referência mundial nesse campo. É autora de Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2008) e co-editora de Stories Matter: The Role of Narrative in Medical Ethics (2002), Psychoanalysis and Narrative Medicine (2008) e The Principles and Practice of Narrative Medicine (2017). 

Junho 2021
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Eventos por tipo