Consultores
Doutorado em Medicina em 1978 e em Biologia Humana em 1988, Christian Hervé é actualmente professor universitário de medicina legal e direito de saúde. É também director do "Laboratoire d'éthique médicale et de médecine légale" da Faculdade de Medicina (Univerisdade Paris-Descartes), chefe do serviço de consultas e de saúde pública do "Centre d'Accueil et d'Hébergement et de Soins Hospitaliers de Nanterre" e vice-presidente da "Union Nationale des Réseaux de Santé". Director do Courrier de la Société Française et Francophone d'éthique médicale, e membro das comissões editoriais Aporia (Universidade de Toronto), Corps (CNRS), Revue générale de droit médical (Universidade de Poitiers) e Culture, Medicine and Psychiatry (Universidade de Case Western Reserve, Ohio, EUA).
Diego Gracia é actualmente Professor Emérito pela Universidade Complutense de Madrid, tendo leccionado História da Medicina e coordenado um curso de Mestrado em Bioética. Formado na área da Psicologia Clínica pela Universidade Pontifica de Salamanca, Diego Gracia é também especializado em Psiquiatria. Dirige a Fundação Xavier Zubiri e o Instituto de Bioética da Fundação de Ciências da Saúde. Diego Gracia é autor de inúmeras publicações, sendo de destacar Etica y vida: Estudios de bioética (1998); Medice, cura te ipsum: Sobre la salud física y mental de los profesionales sanitarios (2004) e Como arqueros al blanco: Estudios de bioética (2004).
Licenciado em Medicina, foi Professor Catedrático de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina de Lisboa (2004-12) e da Faculdade de Ciências Médicas (1996-2004). É Presidente do “Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2015-). Foi Diretor do Departamento de Patologia Morfológica do Instituto Português de Oncologia e do Instituto Nacional de Medicina Legal (Lisboa). Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências da Saúde e da Vida da FCT, da Comissão de Avaliação das Faculdades de Medicina da A3ES e da Comissão Nacional dos Centros de Referência do Ministério da Saúde. Foi Presidente da Sociedade de Ciências Médicas e das Sociedades Portuguesas de Anatomia Patológica e de Senologia. É Académico Emérito da Academia Nacional de Medicina de Portugal e Académico Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e Académico Correspondente da Real Nacional Academia de Medicina de Espanha e da Real Academia de Medicina de Granada. Recebeu o Diploma de Mérito da European Society of Pathogy, a Medalha de Mérito (Grau Ouro) do Ministério da Saúde de Portugal e a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos.
A professora Rita Charon é médica de clínica geral e especialista na área dos estudos literários (MD Harvard, PhD in English Columbia) na Universidade de Columbia em Nova York, onde ensina estudantes, profissionais de saúde, e outros professores as linguagens da medicina e das humanidades, como construir relações cooperativas com pacientes, e como usar a imaginação no cuidado dos doentes. Fundou a disciplina de Medicina Narrativa em 2000 e encabeça o recentemente criado Departamento para as Humanidades Médicas e Ética em Columbia (2018). Recebeu vários prémios e distinções de sociedades médicas e literaárias, e ensina e publica extensamente em tópicos de Medicina Narrativa, sendo uma referência mundial nesse campo. É autora de Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2008) e co-editora de Stories Matter: The Role of Narrative in Medical Ethics (2002), Psychoanalysis and Narrative Medicine (2008) e The Principles and Practice of Narrative Medicine (2017).