Equipa de Investigação e Consultores

Isabel Fernandes (PI) (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Isabel Fernandes (PhD – 1988; Agregação – 2007) - Professora Catedrática no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da ULisboa, é responsável, desde 2009, pelo projecto internacional e interdisciplinar Narrativa & Medicina, conhecido desde 2018 como Projecto em Humanidades Médicas. É PI (Principal Investigator) do projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em REde, financiado pela FCT (Jun. 2018 – Jun. 2021). Publicou com regularidade e frequência nas áreas da sua especialidade, designadamente a Literatura Inglesa, a Narratologia, os Estudos Inter-artes e, ultimamente, a Medicina Narrativa. Entre os seus livros mais recentes, encontram-se os seguintes: Olhar a Escrita: Para uma Introdução ao Estudo da Literatura na Universidade (2005), Critical Dialogues: Slow Readings of English Literary Texts (2011) e Literatura: a (in)disciplina na intersecção dos saberes e das artes (2011). Dirigiu e organizou os seguintes volumes: Creative Dialogues: Narrative and Medicine (2015) e Contar (com) a Medicina (1ª ed. 2015; edições revistas e aumentadas: 2016 e 2018).

E-mail: isacrfernandes@sapo.pt.

ORCID: 0000-0003-1679-141X.

 

Maria de Jesus Cabral (CO PI) (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

Maria de Jesus Cabral é Professora Auxiliar da Escola de Letras, Artes de Ciências Humanas (ELACH), da Universidade do Minho. Doutorou-se em 2005, na especialidade de Literatura Francesa pela Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou entre 1994 e 2008. A sua tese estudou o pensamento poético de Stéphane Mallarmé na esfera simbolista francófona (1885-1992) com particular incidência no teatro de Maurice Maeterlinck. Possui igualmente um mestrado em Literatura Francesa com a dissertação Saint-Exupéry: itinéraires fictionnels pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998).
Entre 2008 e 2021, atuou intensivamente na investigação, entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, com projetos inter/nacionais financiados pela FCT na área dos estudos literários e focados no teatro poético (literatura francesa, belga e portuguesa), na leitura literária, na Medicina narrativa e Humanidades médicas. É o caso do projecto "Do Texto ao corpo. Interfaces teatro e medicina" que desenvolveu entre 2013 e 2019 e que integrou uma componente de trabalho de campo no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO) de Lisboa. É membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) em 2003 e Presidente da mesma desde 2015 e co-coordenadora da rede de investigação LEA ! Lire en Europe Aujourd’hui. É co-PI do projecto interdisciplinar SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em Rede (ULisboa). Autora do livro Mallarmé hors frontières (Rodopi, 2008), preparou recentemente uma edição anotada e comentada de Eugénio de Castro. Publicou um vasto número de artigos em revistas especializadas e coeditou, entre outros, Le toucher: prospections médicales, artistiques et littéraires (2019), Lire les villes (2020), O(u)sar a literatura. Um Laboratório de leituras para a reflexão em saúde (2021). É igualmente tradutora de obras relacionadas sobretudo com o pensamento da literatura e da linguagem (Paul Ricoeur, Julia Kristeva, Alain Trouvé, Dominique Grandmont...).

E-mailmjcabral@elach.uminho.pt

ORCID0000-0002-0736-3846

 

Afonso Miguel Cavaco (Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa)

Afonso Miguel Cavaco é professor associado em Sócio-Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Possui uma licenciatura em Ciências Farmacêuticas (FFULisboa), mestrado em Farmácia Comunitária (FFULisboa) e doutoramento em Farmácia Prática e Política Farmacêutica (Uni. Londres, UK). Realizou um pós-doutoramento em Comunicação em Saúde, como Fulbright Fellow, na Bloomberg School of Public Health da Universidade Johns Hopkins (EUA). Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, responsável pelo ensino de pré-graduação em Sócio-Farmácia, bem como por cursos de pós-graduação onde leciona Comunicação em Saúde. Foi professor a tempo integral na Universidade de Oslo (Noruega), sendo atualmente professor visitante na Universidade de Helsínquia (Finlândia) e na Universidade de Vilnius (Lituânia). Tem mais de 70 trabalhos originais publicados em revistas científicas indexadas, com fator de impacto WoS, incluindo temas de comunicação relativos ao uso de tecnologias de saúde, aconselhamento e educação de pacientes para o uso racional do medicamento. Nos seus principais interesses de pesquisa incluem-se os estudos de interação cliente-profissional de saúde e a investigação em informação escrita sobre saúde, principalmente no que concerne à segurança do paciente e à humanização dos cuidados. Dedica-se ainda à investigação em educação farmacêutica. Publicações recentes incluem Establishing trustworthiness and authenticity in qualitative pharmacy research (2020), Effects of non-native word shapes in the recognition and recall of medicine names (2019), Sign language in Brazilian pharmacy education (2019) and A European consensus on learning objectives for a core communication curriculum in health care professions (2013).

E-mailacavaco@ff.ulisboa.pt

ORCID: 0000-0001-8466-0484

 

Alda Correia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa)

Alda Correia (PhD – 1999; Agregação - 2018) é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem lecionado nas áreas de Literatura Comparada e de Tradução. É membro integrado do Centro de Estudos Anglísticos (FLUL) e membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH, Nova). As suas áreas de interesse incluem literatura comparada, história e teoria do conto, literatura regionalista e recentemente, humanidades médicas. Entre as suas publicações incluem-se: “Illness as journey: narrative medicine in the patient quest” (2014); “Narrating to improve, narrating to survive” (2013); Narrative and Space: Across Short Story Landscapes and Regional Places (2017)Fez parte da equipa organizadora do volume Contar (com) a Medicina (1ª ed. 2015; edições revistas e aumentadas: 2016 e 2018).

E-mail: al.correia@fcsh.unl.pt

ORCID: 0000-0003-2847-7057

 

António Barbosa (Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa)

António José Feliciano Barbosa é Licenciado em Medicina (FMUL), Antropologia (ISCSP-UTL) e Sociologia (ISCTE), com Mestrado Europeu em Bioética e em Psiquiatria Legal. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é Professor Catedrático de Psiquiatra, Director da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica, Director do Centro de Bioética, do Núcleo de Cuidados Paliativos e do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre Luto, e é Coordenador da Comissão Científica dos Mestrados em Cuidados Paliativos e Psicopatologia. É também Coordenador da Comissão de Acompanhamento da Implementação do Modelo de Intervenção Diferenciada no Luto Prolongado do Ministério da Saúde, e autor dos livros Medicina Centrada na Relação: Contributos para a Educação Médica (2018) Fazer o Luto (2016). Tem também sido editor e co-editor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas.

E-mail: abarbosa@netcabo.pt

ORCID: 0000-0001-7152-2373

 

António Duarte (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa)

António Manuel Duarte é Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, desempenhando atividades de docência e investigação na área da Psicologia Educacional e da Psicologia da Arte. Tem vindo a leccionar em diversas universidades estrangeiras, no quadro do programa Erasmus, e apresenta várias publicações em livros e em artigos em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. Participou em diversos projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, e pelo Ministério de Ciência e Inovação (MCI) de Espanha. Foi membro do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Foi consultor da UNESCO e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEIA). É membro de vários grupos de investigação internacionais. Tem vindo a orientar várias teses de Mestrado e Doutoramento. Publicações recentes relevantes para as Humanidades Médicas: A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado (no prelo) e The influence of narrative medicine techniques on the roles of potential patient and future caregiver – A pilot study (no prelo).

E-mail: amduarte@psicologia.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0002-9497-7204.

 

Brian Hurwitz (King's College, Londres)

Brian Hurwitz trabalhou como médico de clínica geral em Londres durante 30 anos. For professor de Primary Care e Gernal Practice no Imperial College London e mudou-se para King's College em 2020 para assumir a cadeira de Medicine and the Arts. Em King's, é co-director do Centre for the Humanities and Health, uma unidade de investigação que oferece formação a nível doutoral e pós-doutoral para alunos treinados em humanidades e com experiência clínica (https://humanitiesandhealth.wordpress.com/). Os seus interesses de investigação incluem estudos de narrativa com relação à prática médica, ética, direito, e a forma lógica e literária do caso clínico, e o seu trabalho actual examina as possibilidades que o caso clínico contemporâneo oferece - circunscreve e constrange - para representar as figuras e vozes dos pacientes nos discursos do conhecimento médico contemporâneo. Entre as suas publicações recentes destacam-se What Archie Cochrane Learnt from a single case (2017), Narrative constructs in modern clinical case reporting (2017), The Status of “Nonmotor” Features of the Malady in An Essay on the Shaking Palsy (1817) (2017) and Towards a narrative cardiology: exploring, holding and re-presenting narratives of heart disease (2019) (co-autoria).

E-mail: brian.hurwitz@kcl.ac.uk

ORCID0000-0002-6951-2544

 

Carmen Caeiro (Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal)

Carmen Caeiro trabalha como professora adjunta na ESS-IPS, com responsabilidades na formação graduada e pós-graduada em fisioterapia. É doutorada em fisioterapia pela Universidade de Brighton, no Reino Unido, e licenciada em fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Investigou, no âmbito do seu doutoramento, as experiências dos indivíduos portugueses com lombalgia crónica, através de um estudo fenomenológico. Desde então, parte do seu trabalho de investigação tem sido centrado no desenho, implementação e avaliação de cuidados de saúde estratificados para indivíduos com lombalgia (ex. Interdisciplinary stratified care for low back pain: a qualitative study on the acceptability, potential facilitators and barriers to implementation, 2019). No âmbito do projeto SHARE, tem vindo a estudar o impacto da integração das narrativas de utentes com fibromialgia no seu tratamento. Paralelamente, tem desenvolvido investigação na área da educação em fisioterapia. Em particular, tem estudado o contributo de abordagens educativas centradas na utilização das artes e literatura para o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e prática centrada no utente (ex. Promoting patient-centered practice in physiotherapy undergraduate programme. Arts, literature and health: thinking and practicing medical humanities, 2019).

E-mail: carmen.caeiro@ess.ips.pt.

ORCID: 0000-0002-5704-7358.

 

Cecilia Beecher Martins (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Desde 2009 é docente na Departamento de Estudos Anglísticos aonde leciona Cultura Popular Norte-Americano, Literatura e Cultura Canadiana, e Inglês. Também leciona módulos de Semiótica Fílmica e Literacia Visual Aplicada ao Cinema em Unidades Curricular e Seminários da Medicina Narrativa e Humanidades Medicas na FLUL, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Escola Superior de Enfermagem Lisboa. Desde 2007 é investigadora integral no Grupo de Investigação de Estudos Americanos na CEAUL aonde tem desenvolvido trabalhes de investigação coletivos na área de estudos de cinema e medicina narrativa e humanidades medicas, bem como investigação individual sobre cinema e ansiedade. Atualmente está a desenvolver um projeto de aplicação para jovens nesta área. Desde 2011 é membro do projeto da Medicina Narrativa/Humanidades Medicas da CEAUL, aonde trabalha na área da literacia visual e estudos de cinema em aplicação no ensino das Humanidades Medicas. Tem desenvolvido ateliers da medicina narrativa trabalhando com textos literários e filmes na FLUL e também na Université Bordeaux Montaigne, França e Università degli Studi di Verona, Italia. Foi recentemente co-autora de artigos recentes como "The Influence of Narrative Medicine Techniques on the Roles of Potential Patient and Future Caregiver – a Pilot Study" (2020), "Deepening the Analysis of Literary Texts among University Students Using Close Reading and Writing: A Pilot Study" (2020) e "Narrative Medicine: What Discourse Adds to Listening" (2017) e autora de  "Mirrors and Open-Ended Questions in Cameron Crowe’s Elizabethtown" (2017).

E-mailcbeecher@campus.ul.pt.

ORCID0000-0003-3206-5856.

 

Filipe Castro Mesquita (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Filipe Castro Mesquita é psicólogo, investigador do CICPSI (Centro de Investigação em Ciência Psicológica) e bolseiro de investigação do Projeto SHARE. Concluiu o mestrado em Psicologia da Educação e Orientação em 2016, e está atualmente a realizar um Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação. Tem realizado diversas comunicações científicas nas áreas da Psicologia da Educação, da Psicologia da Arte e da Educação em Contexto Rural, áreas nas quais tem desenvolvido e participado em projetos de investigação.

E-mail: filipe.mesquita@campus.ul.pt

 

Francisco Sobral do Rosário (Hospital da Luz)

Francisco Sobral do Rosário é médico com a especialidade de Endocrinologia. É o director do Departamento de Endocrinologia do Hospital da Luz – Lisboa e trabalha no Serviço de Endocrinologia da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.Tem um interesse especial em Educação Terapêutica e em Humanidades Médicas. É autor de quatro livros de Divulgação na Área da Diabetes e Doença crónica. Representante eleito por Portugal no DESG (Diabetes Education Study Group do European Association for the Study of Diabetes) no triénio de 2011-2014. Entre os seus artigos recentemente publicados, destacam-se "Anamnese Versus História de Vida na Compreensão do Sofrimento do Outro" (2018) e "A Randomized Trial of the Close Reading and Creative Writing Program: An Alternative Educational Method for Adult Group Care I."ntervention" (2020), do qual é co-autor. 

E-mail: franciscosobraldorosario@gmail.com

ORCID: 0000-0002-6682-0867.

 

Joana Corrêa Monteiro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Joana Corrêa Monteiro é investigadora doutorada contratada no CEAUL/ULICES, a trabalhar no Projecto SHARE - Saúde e Humanidades Actuando em REde, e Professora Auxiliar Convidada de Ética na Nova SBE. Concluiu o doutoramento em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa em 2016, com uma dissertação sobre a relação entre Ética e Estudos Literários. A sua formação de base combina a Teoria da Literatura (Mestrado, 2009) e a Filosofia (Licenciatura, 2007). Os seus interesses de investigação continuam a ser a filosofia e literatura e tem trabalhado e escrito sobre as relações que estabelecem, sobretudo na área da ética. Publicações recentes incluem uma review de Anti-doxa de Sousa Dias (Brotéria, Março 2020) e tem no prelo o capítulo "Jane and Alasdair: Jane Austen and her novels in Alasdair MacIntyre’s work". 

E-mail: joana.cmonteiro@letras.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0002-8051-5666

 

Maria Antónia Rebelo Botelho (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

Maria Antónia Rebelo Botelho é Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Doutorada em Filosofia Contemporânea, é coordenadora do Programa de doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa em colaboração com a ESEL e coordenadora da Unidade de investigação e Desenvolvimento em Enfermagem (ui&de), área de investigação experiência vivida e Epistemologia da prática. Desde 2014, é Presidente da Comissão de Ética da ESEL. É também investigadora nos seguintes projectos de investigação em desenvolvimento:  Projecto SHARE - Saúde e Humanidades Atuando em Rede (SHARE) (IP professora Isabel Fernandes, Universidade de Lisboa); programa Erasmus +, Nurse Leadership, for developing PhD and post doc education (PI Professor Thora Halfsteindottir, Universidade da Islândia). Algumas publicações recentes são "Metamorphosis into mother after 35 years of age: a study of Grounded Theory"(2019); "Compreendendo o Papel Maternal de Mulheres com Problemas de Adição a Substâncias Psicoativas" (2019); “Literacia em saúde mental de adolescentes em contexto escolar: Desenvolvimento de uma intervenção psicoeducativa”(2019).

E-mailrbotelho@esel.pt.

ORCID: 0000-0001-7356-2053.

 

Maria Giulia Marini (Fundação ISTUD, Milão)

Maria Giulia Marini é epidemologista e counselor com 30 anos de experiência profissional em cuidados de saúde. Teve uma formação clásssica, que incluiu o estudo de Latim e Grego antigo, seguida de estudos académicos científicos em química e farmacologia. Durante os primeiros anos da sua carreira, trabalhou em ambiente privado e internacional. Trabalhou em investigação médica, mudando depois para a organização de cuidados de saúde, e obtendo especialização académica em Epidemologia e Estatística. Depois, trabalhou também em consultoria e educação em saúde. Recentemente especializou-se em counseling Art Coaching. Actualmente é directora de Inovação na Área dos Cuidados de Saúde da Fundação ISTUD, uma Faculdade de Economia independente com uma abordagem humanística, reconhecida pelo Ministério de Investigação italiano. É membro activo da direcção da Sociedade Italiana de Medicina Narrativa, e é também professora de Medicina Narrativa em La Sapienza, Milão, e em 2016 foi referee da OMS para "Método Narratio e Saúde Pública". É autora do livro “Narrative medicine: Bridging the gap between Evidence Based care and Medical Humanities,” (2016) e de outras publicações internationais em Medicina Narrativa em revistas académicas. O seu livro mais recente é “The Languages of care in narrative medicine: words, space and sounds in the healthcare ecosystem” (2019). É ainda directora da publicação online Journal Chronicles of Narrative Medicine. As suas áreas de investigação são pesquisa qualitativa e quantitativa, semântica linguística, humanidades médicas e a humanização do cuidado. 

E-mail: MMarini@istud.it.

 

Mariana Baptista (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa)

Mariana Lopes Baptista é investigadora no projeto SHARE – Saúde e Humanidades Atuando em Rede financiado pela FCT, do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. É licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL), e atual aluna de mestrado em Sociologia com especialização em saúde (ISCTE-IUL). Desde 2018, foi oradora, em 4 eventos académicos, sobre o ensino de ética e deontologia na sociologia em Portugal (ICS-IUL), turismo e gentrificação em Alfama – Lisboa (ISCTE-IUL), medicina narrative e humanidades médicas (FLUL e King’s College). Em 2018, foi voluntária em 2 conferências internacionais sobre saúde e nascimento (ISCTE-IUL), e moderadora num simpósio sobre o ensino de teorias sociológicas (ISCTE-IUL). Atualmente, está a realizar para a sua tese de mestrado uma scoping review (revisão de literatura) sobre medicina narrativa e humanidades médicas.

E-mail: mlbas@iscte-iul.pt.

ORCID0000-0002-3077-1696.

 

Marie-France Mamzer (Université Paris-Descartes)

Marie-France Mamzer é Professora de Ética Médica e Biológica na Université Paris-Descartes, onde lecciona desde 2008. É membro da Comissão Ética da Société Francophone de Transplantation, responsável pela Unité Fonctionnelle d’Ethique et de Médecine légale (Hôpital Necker-Enfants Malades), e é também Presidente da Comissão de Ética da Société de Néphrologie desde 2013. É a Team Leader da Equipe ETREs – Ethics, Research, Translations no Centre de Recherche des Cordeliers, Université Paris-Descartes), e é também membro do Projecto em Humanidades Médicas e do Projecto SHARE do CEAUL. É editora associada da revista Ethics, Medicine and Public Health (Elsevier Masson) e publicou mais de uma centena de artigos e capítulos de livros em publicações com arbitragem científica nos campos da ética médica e do transplante. Recentemente co-organizou (com Maria de Jesus Cabral) Médecins, soignants, osons la littérature e publicou o capítulo "Quelle place pour le toucher en médecine au XXIe siècle?" in Le Toucher, prospections médicales, artistiques et littéraires. 

E-mail: marie-france.mamzer@parisdescartes.fr.

ORCID: 0000-0001-7570-1803

 

Marijke Boucherie (CEAUL, Universidade de Lisboa)

Marijke Boucherie foi Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras) onde leccionou Literatura Inglesa e Canadiana e Introdução à Linguística Geral (1981-2010). Os seus interesses de investigação, inspirados pelo frequente contacto com pessoas no espectro do Autismo/Asperger, focam-se na literatura de "nonsense" e nos aspectos não semânticos e não sintáticos da linguagem. Conduziu o seu interesse no som, entoação e silêncio como um meio de comunicação ao estudo da literatura, especialmente em autores como Chales Dickens, Stevie Smith e Alice Munro. No contexto das Humanidades Médicas, escreveu "A Letter from Marijke Boucherie to Alan Bleakley" Routledge Handbook of the Medical Humanities (2019) e “Screams, Shouts and Silence: The Noise of the World and the Impossibility of Narrative” (2015). 

E-mail: marijke.boucherie@gmail.com

ORCID0000-0001-8769-1737

 

Marta Soares (ISCSP, Universidade de Lisboa)

Marta Soares é Professora Auxiliar Convidada no ISCSP, Universidade de Lisboa, e investigadora no ULICES/CEAUL (Grupo de Estudos Americanos), onde é membro do projeto de investigação SHARE. É doutorada em Estudos Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2013), com uma tese sobre a obra poética e ensaística de Adrienne Rich. Publicou vários artigos e capítulos na área da Poesia Contemporânea, Estudos sobre Mulheres e, mais recentemente, sobre Humanidades Médicas, como por exemplo “Patricia Lay-Dorsey’s Visual Narrative of Chaos and Quest” (2018). Apresentou várias comunicações em colóquios (inter)nacionais e lecionou diversos cursos e oficinas no âmbito da Medicina Narrativa e das Humanidades Médicas. Tem como áreas de interesse Poesia Contemporânea, Escrita Autobiográfica, “Disability Studies” e Humanidades Médicas.

Email: msoares@iscsp.ulisboa.pt

ORCID: 0000-0002-2805-3046

 

Nuno Miguel Proença (CHAM - Centro de Humanidades, Universidade NOVA de Lisboa)

Nuno Miguel Proença é doutorado em Filosofia e Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Desenvolveu um pós-doutoramento no Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As suas áreas de trabalho dizem respeito à relação entre a Filosofia e a Psicanálise, nomeadamente no que toca à afectividade e às emoções, ao corpo e ao inconsciente, à imaginação e à memória, mas também à linguagem, à identidade e à narração. É investigador contratado pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa, desde 2019. É autor de Qu’est-ce que l’objectivation en psychanalyse? Sept lectures de Freud (2008) e, colaborou na obra Logiques de la Forme – Hommage international à Fernando Gil (2019) com o capítulo "Logique de l’assentiment et formes de la preuve en psychanalyse", na obra Ética. Indagações e Horizontes (2018) com o capítulo "Para uma ética do encontro clínico, antes dos princípios" e também em Figures Cliniques du Vide – Psychopathologie et hypermodernité (2017) com o capítulo "Maladies de la vie, pathos commun et souffrance individuelle : considérations à partir de la phénoménologie radicale de Michel Henry". Coordenou, com Adelino Cardoso, o volume Dor, Sofrimento e Saúde Mental na Arquipatologia de Filipe Montalto (2018). 

E-mail: nunomiguelproenca@gmail.com.

ORCID: 0000-0002-1618-695X.

 

Patrícia Silva Pereira (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

Doutoramento em Enfermagem em 2015 (Universidade de Lisboa-UL); Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2011 (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa-ESEL); Mestrado em Família e Sociedade em 2005 (Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE); e Licenciatura em Enfermagem em 1991 (Escola Enfermagem Franciscanas Missionárias de Maria). É ainda formada em Terapia Familiar Sistémica (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar-SPTF). É Vice-Presidente na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. É investigadora integrada na UI&DE, onde coordena o projeto de investigação ARisCo_____smca (Avaliação do risco clínico em saúde mental da criança e adolescente) e colaboradora na CEAUL, no projeto SHARE (2018-2022). Atua na área de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Enfermagem. Publica artigos decorrentes da atividade de investigação e é autora do livro “Frutos do Amor - quando dois passam a três”. Fundadora da Associação Umbilical – apoio ao bem-estar emocional na gravidez e pós-parto. As suas áreas de interesse envolvem a fenomenologia da prática, narrativas e dinâmicas familiares, relação terapêutica, enfermagem de saúde mental da criança, do jovem e do adulto. Entre as públicações recentes mais relevantes incluem-se "Fenomenologia da prática: investigação em enfermagem da experiência vivida" (2015) and Qualidades pessoais do enfermeiro e relação terapêutica em saúde mental: Revisão sistemática da literatura. Pensar Enfermagem (co-autoria 2014). 

E-mail: ppereira@esel.pt.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9686-1002

 

Teresa Casal (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Teresa Casal é professora associada do departamento de Estudos Ingleses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investigadora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL). As suas princiais áreas de investigação são narrativas ficcionais e não-ficcionais, Estudos Irlandeses, e Humanidades Médicas. Actualemente, a sua investigação incide na forma como a narrativa fiiccional contemporânea e a não-ficção criativa representam experiências de deslocamento, perda e doença. Interessa-se igualmente pelos elementos éticos e estéticos em jogo na forma como os leitores se envolvem imaginativamente com narrativas ficcionais e autobiográficas. Publicou vários artigos e capítulos de livros nestas áreas e co-editou a antologia literária Contar (com) a Medicina (2015; 2016; 2018), e os volumes Beyond Diagnosis: Relating Person to PatientPatient to Person (2014), e Revisitar o Mito / Myths Revisited (2015). Orientou vários workshops e coordenou grupos de leitura e escrita para profissionais de saude. É também tradutora literária.

E-mail: mcasal@campus.ul.pt

ORCID: 0000-0002-6741-406X

 

Tiago Correia (Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade NOVA de Lisboa)

Tiago Correia é doutorado em sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa com pós-doutoramento na Faculdade de Medicina/Universidade de Montreal. É professor auxiliar convidado e investigador integrado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa nas áreas da sociologia médica e políticas de saúde. Tem representado Portugal em diversas redes de I&D e projectos internacionais, bem como inúmeros trabalhos publicados, entre os quais “Novos Temas de Saúde, Novas Questões Sociais” (2016), “Hybrid management, organizational configuration, and medical professionalism” (2016) e “The State and Medicine in the Governance of Health Care in Portugal” (2015). Em 2014 coordenou para a Ordem dos Médicos o projecto de investigação “O Sistema de Saúde Português no Tempo da Troika: A Experiência dos Médicos”.

E-mail: tiago.correia@ihmt.unl.pt.

ORCID: 0000-0001-6015-3314

 

 

CONSULTORES

 

Christian Hervé

Doutorado em Medicina em 1978 e em Biologia Humana em 1988, Christian Hervé é actualmente professor universitário de medicina legal e direito de saúde. É também director do "Laboratoire d'éthique médicale et de médecine légale" da Faculdade de Medicina (Univerisdade Paris-Descartes), chefe do serviço de consultas e de saúde pública do "Centre d'Accueil et d'Hébergement et de Soins Hospitaliers de Nanterre" e vice-presidente da "Union Nationale des Réseaux de Santé". Director do Courrier de la Société Française et Francophone d'éthique médicale, e membro das comissões editoriais Aporia (Universidade de Toronto), Corps (CNRS), Revue générale de droit médical (Universidade de Poitiers) e Culture, Medicine and Psychiatry(Universidade de Case Western Reserve, Ohio, EUA). 

 

Diego Gracia

Diego Gracia é actualmente Professor Emérito pela Universidade Complutense de Madrid, tendo leccionado História da Medicina e coordenado um curso de Mestrado em Bioética. Formado na área da Psicologia Clínica pela Universidade Pontifica de Salamanca, Diego Gracia é também especializado em Psiquiatria. Dirige a Fundação Xavier Zubiri e o Instituto de Bioética da Fundação de Ciências da Saúde.  Diego Gracia é autor de inúmeras publicações, sendo de destacar Etica y vida: Estudios de bioética (1998); Medice, cura te ipsum: Sobre la salud física y mental de los profesionales sanitarios (2004) e Como arqueros al blanco: Estudios de bioética(2004).

 

Jorge Soares

Jorge Soares é Director da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2009 e do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde desde 2012. Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2004-2012) e na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa (1996-2004), foi também Professor Catedrático convidado de Medicina Legal, Ética e Direito Médico na FMUL (2001-2003). Entre outros cargos, dirigiu a Delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal (2001-2003), o Serviço de Anatomia Patológica (2004-2009) e o Departamento de Patologia Morfológica, Instituto Português de Oncologia-Lisboa (1985-2009). Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2003-2008) e da Comissão Científica das Ciências da Saúde da FCT (2004-2008), Jorge Soares foi ainda Presidente do Conselho Científico das Ciências da Saúde e da Vida (2013-2014). Entre 1996 e 1998, foi Perito Nacional na União Europeia do “3rd Europe Against Cancer Programme”. Autor de inúmeros trabalhos científicos, tem como áreas de interesse a oncologia e a patologia, em especial da cabeça e pescoço e mama.

 

Rita Charon

Rita Charon é médica de clínica geral (Harvard) e especialista em literatura pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA. Tem uma pequena clínica de medicina geral e familiar num bairro carenciado de imigrantes em Manhattan. Dá formação a estudantes sobre a linguagem da medicina, sobre como construir relações cooperantes com os pacientes e como usar a imaginação no cuidado de doentes. Ao criar o Programa em Medicina Narrativa em Columbia, em 2000, Rita Charon reuniu especialistas das humanidades e das ciências sociais, além de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicanalistas, para, juntos, pensarem como o uso de histórias pode melhorar os cuidados de saúde.

O Programa, sob a sua direção, tem constituído um alicerce educativo sólido para clínicos e formandos de muitas áreas disciplinares e vários níveis de formação. Em 2009 foi aberto em Columbia o Mestrado de Ciência em Medicina Narrativa, atraindo tanto clínicos em todos os estágios da carreira como escritores, poetas, humanistas, jornalistas e jovens estudantes. Recentemente, em 2017, foi criado o Departamento de Humanidades Médicas e Ética da Universidade de Columbia sob a direção da Professora Charon.

Rita Charon foi laureada com uma bolsa Guggenheim, uma residência na Fundação Rockefeller em Bellagio e vários prémios de mérito de associações médicas e literárias. Ensina e publica extensivamente sobre áreas da medicina narrativa. É autora de Narrative Medicine: Honoring the Stories of Illness (2008) e co-editora de Stories Matter: The Role of Narrative in Medical Ethics (2002), Psychoanalysis and Narrative Medicine (2008) e The Principles and Practice of Narrative Medicine (2017). Trabalha actualmente num volume sobre Henry James.

Outubro 2024
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Eventos por tipo