Livro "Vida, Afetividade e Sentido"

Foi recentemente publicado, pela Editora Humus, o livro "Vida, Afetividade e Sentido", a nova obra do Professor Nuno Miguel Proença, investigador do Projeto SHARE.

 

«Uma das grandes interrogações das filosofias do absurdo consistia em querer saber se a vida deve ter um sentido para ser vivida, se precisa da justificação de um ideal ou de uma finalidade derradeira para encontrar a sua razão. O interesse desta interrogação, oriunda da experiência inicial da absurdidade, quer dizer do vislumbre da inexsitência de um tal fim, está em dar-nos a entender que o esclarecimento da vida é progressivo e local, que a vida vai adquirindo sentido pelas interpretações singulares de cada vivente.

Mas o que quer dizer interpretar? Será que o sentido é essencialmente motivado por disposições afectivas ou ele é inseparável da historicidade dos textos e das linguagens que articulam estratos de significação partilhada? O afecto e as emoções dão forma à relação que temos connosco, com outrem e com os signos que compõem o perpétuo devir de comunidades vivas, mas será que essas relações são possíveis sem a estabilidade de símbolos culturais pelos quais se constituem práticas comuns, instituições e identidades? Por seu turno, como devemos entender a nossa vida? Será ela uma sucessão de eventos cujo significado vai variando com a compreensão que temos de nós próprios, só atingível pelas histórias que contamos, ou será antes o sentir imediato de moções e de qualidades afectivas, que permeiam a nossa percepção e as nossas representações, exprimindo continuamente uma potencialidade e um dinamismo pelos quais se transforma e adquire sentido o que nos acontece?»

 

 

Para obter mais informações acerca do livro, podem consultar o website da editora, clicando AQUI.

Outubro 2021
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Eventos por tipo