Seminário Permanente com Marijke Boucherie e Cecilia Beecher Martins

Marijke Boucherie (CEAUL)

 

Escutando os "clientes" em psicoterapia: O terapeuta focado na solução e o literário acadécmico

 

Tendo tido um confronto teórico com profissionais de saúde especializados em "terapia cognitiva e sistémica focada na solução" no Instituto Korzybski na Antuérpia, tenho tentado compreender a relutância contra pensamento aberto (ao invés de focado na solução). Neste seminário, apresento algumas das minhas leituras e reflexões acerca das implicações dessa experiência, e convido os participantes a ajudar-me a pensar no que se opõe e no que há de paralelo entre os "usos" da literatura e a "experiência" da literatura enquanto actos de escrita-leitura da própria "própria vida".

 

 

Cecilia Beecher Martins (CEAUL)

 

Olhando para a literatura de ficção e escrita de vida em educação em cuidados de saúde

 

Em “Narrative Medicine: The Essential Role of Stories in Medical Education and Communication”, Ruta Charon sugere que a instrução em leitura cerrada de textos literário pode ser benéfico para os profissionais de saúde, uma vez que "se observa a leitura cerrada a ser 'traduzida' em melhorias na atenção na escuta de linguagem oral" (2015: 99). A proposta de Charon é apoiada pelo literário académico Norman Holland, que atribuía qualidades transitórias e/ou tranformativas à literatura de ficção no seu ensaio em 2000 "The Mind and the Book".

Contudo, no contexto das Humanidades Médicas vê-se um desejo, por parte de estudantes de cuidados de saúde, em utilizar materiais baseados em experiências de vida. Este é um pedido válido no contexto de educação em cuidados de saúde, mas como formadora pergunto-me se as diferenças na inspiração, forma, nuance e linguagem encontradas em literatura de ficção e em escrita de textos de vida não deverão ser tidas em consideração quando se trabalha com diferentes tipos de texto em educação em contextos de saúde. Esta é a questão que aborda esta sessão.

 

 

Sessão moderada por Nuno M. Proença (CHAM)

 

Nota: As apresentações serão feitas em inglês, mas a discussão decorrerá em português e inglês.

 

18 de Julho | 17h | Sala 5.2 (FLUL)

 

Projeto SHARE (Saúde e Humanidades Atuando em Rede), ref.ª PTDC/LLT-OUT/29231/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P. e por fundos FEDER através do Programa Operacional Regional de Lisboa.

Março 2024
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Eventos por tipo