Seminário Permanente com Afonso Cavaco e Patrícia Pereira

Afonso Miguel Cavaco (FFUL)

As humanidades médicas em ciências farmacêuticas: uma realidade tangível?

A profissão farmacêutica tem estado, desde sempre, ligada ao processo de cuidar, através da preparação de medicamentos para prevenir, aliviar ou curar as doenças e assim reduzir o sofrimento humano. Contudo, nem sempre é claro o papel dos farmacêuticos na assistência aos que sofrem, tendo a profissão, aparentemente, negligenciado a relevância do momento em que interage com os doentes e lhes entrega soluções para combater a doença. Ao contrário de outras profissões da saúde, em farmácia é mal conhecido o papel das humanidades médicas para o desenvolvimento da compaixão e altruísmo, sem os quais não existem profissionais que prestam verdadeiros cuidados. Esta apresentação resulta de um brevíssimo trabalho de pesquisa, com o objetivo central de encontrar nas principais fontes das humanidades médicas referências à interface com a farmácia e as ciências farmacêuticas.

Patrícia Pereira (UL/ESEL)

Levantar o véu a partir das narrativas em saúde

Apesar de não ter implicações diretas para a prática de cuidar, a reflexão fenomenológica em saúde contribui para a autorreflexão e pode elevar o afeto no ato técnico. A abordagem por meio da fenomenologia da prática procura desocultar um fenómeno particular, almejando uma possibilidade de compreensão da experiência vivida, partindo da conceção heideggeriana de que “acima da realidade está a possibilidade” (Heidegger, 2001: 63). Propõe-se uma reflexão acerca do modo como a fenomenologia da prática se oferece para reescrever uma narrativa experiencial, levantando o véu da estrutura de um determinado fenómeno em estudo. Apresentarei como exemplo uma investigação que, partindo das narrativas de enfermeiros de saúde mental, procurou desocultar o fenómeno do amor na relação terapêutica em enfermagem.

Sessão moderada por Teresa Casal (CEAUL)

13 de Dezembro | 17h | Sala 5.2 | FLUL