Palestra Online SHARE com o Professor Miguel Barbosa

Professor Miguel Barbosa

Faculdade de Medicina, ULisboa (FMUL)

Ficção científica, distopias e enhancement humano

A ficção científica tem sido uma fonte inesgotável de criação de imaginários tecnocientíficos que marcaram determinados períodos históricos e influenciam a produção de subjetividade. Imaginários esses que evocam complexas questões ontológicas, epistemológicas, políticas, sociais, ambientais e existenciais do presente e do futuro. As obras apresentam visões alternativas e contrastantes às realidades contemporâneas, desafiando a imaginação, as convicções e os sistemas de atribuição de sentido. Na dramatização destes cenários especulativos, o público é constantemente confrontado com questões filosóficas e dilemas éticos que decorrem das possíveis consequências das ações humanas, sendo interpelado a equacionar cenários hipotéticos, a (re)visitar os limites das intervenções tecnocientíficas, a (re)avaliar os prós e contras de tais aplicações e a (re)definir as conceções da natureza (in)humana. A ficção científica explora, portanto, a eterna questão antropológica do que significa ser (pós-)humano numa sociedade (pós-)moderna. Nesta apresentação serão apresentados resultados preliminares de estudos que identificam as produções culturais acedidas por estudantes universitários para formar opinião sobre o enhancement humano e avaliam o seu impacto nas atitudes sobre possíveis aplicações futuras da ciência num projeto de enhancement humano.

Sessão moderada por Teresa Casal

A palestra decorrerá online via Zoom, no dia 9 de dezembro de 2021, a partir das 18h (Portugal Continental). O evento será aberto ao público, e pode ser acedido a partir dos seguintes dados:

Linkhttps://zoom.us/j/96000169003?pwd=L01CRkpUdHdLQzZXWk1CenUzeVFIQT09

ID da Sessão: 960 0016 9003

Senha: j4FFc8

Esperamos contar com a vossa presença!