Congresso "Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World"

Caring and Sharing: Health and Humanities in Today’s World

24-26 JUNHO 2021

Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa

O desenvolvimento das Humanidades Médicas (HM) nas últimas décadas tem vindo a demonstrar a relevância dos saberes, dos métodos e dos instrumentos humanísticos e estéticos na abordagem da saúde e da doença, colocando o encontro clínico como foco multi- e interdisciplinar dos cuidados de saúde.

Alinhado com os mais recentes avanços na área das HM, o projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em REde – tem estado fortemente envolvido neste campo emergente tanto em termos de investigação, como de educação/formação e de trabalho de campo hospitalar, contribuindo assim para uma transformação narrativa da saúde e do cuidar (Charon et al. 2017). Assinalando o culminar de um projecto que envolveu 3 anos de trabalho intensivo a nível inter/nacional e actividades diversificadas, este Congresso oferece uma plataforma oportuna para a partilha dos resultados alcançados com um público alargado e para trazer à discussão questões como os limites e potencialidades da narrativa no âmbito dos cuidados de saúde, as fronteiras das HM e da Medicina Narrativa (MN), ou ainda os modos de avaliar o impacto do uso das metodologias humanísticas nos cuidados de saúde e em contextos educacionais.

Tendo em conta o crescimento exponencial das HM a nível global, os desafios cruciais que este desenvolvimento coloca e as questões institucionais que levanta, este encontro internacional será uma ocasião para reunir grupos de investigação, académicos e projectos de todo o mundo, de modo a promover a troca de conhecimentos, a partilha de resultados de investigação e de experiências. Criará, também, oportunidades de networking e de futuras colaborações em projectos de investigação e outros.

O congresso pretende reunir investigadores oriundos de áreas multidisciplinares e mutuamente fertilizantes como: literatura e artes, filosofia, sociologia, psicologia, antropologia, farmácia, medicina, enfermagem, fisioterapia e bioética.

Assim, o público-alvo é misto: médicos e outros profissionais de saúde, académicos, investigadores e estudantes das áreas da saúde e das Humanidades.

Este evento contará com a presença de figuras prestigiadas na área das HM e da MN, incluindo Rita Charon, consultora do Projecto SHARE.

Conferencistas confirmados

Rita Charon

Richard Kearney – a confirmar

Katherine Hall

Lucy Caldwell

Manuel S. Marques

Brian Hurwitz

Marie-France Mamzer

Para consultar o programa, clique aqui.

Línguas: Português e Inglês

As sessões do Congresso  decorrerão online através de uma plataforma própria e são abertas ao público em geral, mediante inscrição para medhum@letras.ulisboa.pt com o nome, e-mail e afiliação institucional.

Organização

Projecto SHARE | CEAUL/ULICES – Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa | http://humanidadesmedicas.letras.ulisboa.pt/

WEBPAGE: caringandsharingconference.wordpress.com

Março 2024