Equipa de Investigação

Isabel Fernandes  (P.I. 2009 -Julho 2022) (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Isabel Fernandes (PhD – 1988; Agregação – 2007) - Professora Catedrática no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da ULisboa, é responsável, desde 2009, pelo projecto internacional e interdisciplinar Narrativa & Medicina, conhecido desde 2018 como Projecto em Humanidades Médicas. É PI (Principal Investigator) do projecto SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em REde, financiado pela FCT (Jun. 2018 – Jun. 2021). Publicou com regularidade e frequência nas áreas da sua especialidade, designadamente a Literatura Inglesa, a Narratologia, os Estudos Inter-artes e, ultimamente, a Medicina Narrativa. Entre os seus livros mais recentes, encontram-se os seguintes: Olhar a Escrita: Para uma Introdução ao Estudo da Literatura na Universidade (2004), Critical Dialogues: Slow Readings of English Literary Texts (2011) e Literatura: a (in)disciplina na intersecção dos saberes e das artes (2011). Dirigiu e organizou os seguintes volumes: Creative Dialogues: Narrative and Medicine (2015), Contar (com) a Medicina (1ª ed. 2015; edições revistas e aumentadas: 2016 e 2018) e Entrecruzares Bioéticos (2020).

E-mail: isacrfernandes@sapo.pt.

ORCID: 0000-0003-1679-141X.

 

Teresa Casal (P.I.) (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Teresa Casal (Doutoramento em Estudos Literários, 2007) – Professora Associada no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde lecciona Estudos Irlandeses, Tradução Literária e Humanidades Médicas. Lecciona também Humanidades Médicas e Medicina Narrativa na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É investigadora no Centro de Estudos Anglísticos (CEAUL/ULICES), onde coordenou o grupo de investigação 4 – Outras Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa e o projecto RHOME – Representations of Home (2012-2022). Integra o projecto em Medicina Narrativa, actualmente Projecto em Humanidades Médicas, desde a sua criação (2009). A sua investigação incide sobre narrativa ficcional e autobiográfica e questões éticas e estéticas envolvendo narração e escuta/leitura. Entre outras publicações, co-organizou os volumes Global Perspectives on Probing Narratives in Healthcare (2023), Contar (com) a Medicina (2015; 2016; 2018), uma antologia de literatura relacionada à saúde, e Beyond Diagnosis: Relating Person to Patient, Patient to Person (2014).

E-mail: mcasal@campus.ul.pt

ORCID: 0000-0002-6741-406X

 

Cecilia Beecher Martins (Co-P.I.) (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Cecilia Beecher Martins (PhD, 2012) é Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos, onde leciona Estudos Americanos, Cinema & Literatura e Medicina Narrativa. Leciona também sobre cinema na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É Investigadora no CEAUL (RG3: Estudos Americanos desde 2007 e no Projeto em Humanidades Médicas desde o seu início). Publicou capítulos sobre Medicina Narrativa e Estudos Americanos, incluindo “Narrative Medicine Methods Applied to Film in Healthcare Education” (2023, IGI Global) e “Bartleby: ‘A Bit of Wreck’ Lost at Sea as Captain Ahab” (2022, Peter Lang) Também co-organizou volumes sobre cinema, Cinematic Narratives: Perspectivas Transatlânticas (2017, Edições Húmus) e Medicina Narrativa, Creative Dialogues: Narrative and Medicine (2015, Cambridge Scholars Publishing).

E-mailcbeecher@campus.ul.pt.

ORCID0000-0003-3206-5856.

 

 

Adelino Dias Cardoso (CHAM - Centro de Humanidades, Universidade NOVA de Lisboa)

Adelino Cardoso. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa, é Investigador Integrado do CHAM – Centro de Humanidades. Os seus interesses de investigação distribuem-se pela filosofia moderna, pensamento português, fenomenologia, história e filosofia da medicina. Coordenou projectos interdisciplinares articulando nomeadamente filosofia, medicina, história e literatura: “Filosofia, Medicina e Sociedade” (2007-2011); “O conceito de natureza no pensameno médico-filosófico na transição do século XVII ao XVIII” (2012-2015) e “Arte médica e inteligibilidade científica na Archipatologia de Filipe Montalto” (2013-2015). É investigador do projeto de Medicina Narrativa do CEAUL, desde a sua fundação (2011). Coordena, com Teresa Lousa, o Seminário “Modos da Melancolia”, iniciado em novembro de 2021.Publicou um vasto número de artigos em revistas especializadas e vários livros, entre os quais, Leibniz segundo a expressão (1992), Fulgurações do eu. Indivíduo e Singularidade no pensamento do Renascimento (2002), Vida e percepção de si. Figuras da Subjectividade no século XVII (2008), Labirinto do eu (2019). Coordena uma das secções da “História global do pensamento português”, coordenada por José Eduardo Franco e Samuel Dimas. É membro da Comissão de Ética do Instituto Português de Oncologia e do Conselho de Ética da Fundação Champalimaud.

E-mail: cardoso.adelino@gmail.com.

ORCID: 000-0002-0927-5428.

 

Afonso Miguel Cavaco (Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa)

Afonso Miguel Cavaco é professor associado com agregação em Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Possui uma licenciatura em Ciências Farmacêuticas (FFUL), mestrado em Farmácia Comunitária (FFUL) e doutoramento em Farmácia Prática e Política Farmacêutica (UCL, UK). Realizou um pós-doutoramento em Comunicação em Saúde, como Fulbright Fellow, na Bloomberg School of Public Health (Johns Hopkins Uni, EUA). Atualmente é docente na FFUL, responsável pelo ensino de pré-graduação em farmácia prática, bem como por cursos de pós-graduação onde leciona comunicação em cuidados de saúde. Foi professor a tempo integral na Universidade de Oslo (Noruega), sendo atualmente professor convidado na Universidade de Tartu (Estónia) e na Universidade de Vilnius (Lituânia). Publicou extensamente nas áreas da comunicação clínica relativas ao uso de tecnologias de saúde, aconselhamento e educação de pacientes para o uso racional do medicamento. Nos seus principais interesses de pesquisa incluem-se os estudos de interação cliente-profissional de saúde e a investigação em informação escrita sobre saúde, principalmente no que concerne à segurança do paciente e à humanização dos cuidados. As publicações mais recentes incluem artigos sobre a robustez da investigação qualitativa, a comunicação em oncologia, os aspetos éticos no exercício da farmácia e a narrativa na educação farmacêutica.

E-mail: acavaco@ff.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0001-8466-0484.

 

Alda Correia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa)

Alda Correia (PhD – 1999; Agregação- 2018) é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem lecionado nas áreas de Literatura Comparada e de Tradução. É membro integrado do Centro de Estudos Anglísticos (FLUL) e membro colaborador do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH, Nova). As suas áreas de interesse incluem literatura comparada, história e teoria do conto, literatura regionalista e recentemente, humanidades médicas. Entre as suas publicações incluem-se: “Illness as journey: narrative medicine in the patient quest” (2014); “Narrating to improve, narrating to survive” (2013); Narrative and Space: Across Short Story Landscapes and Regional Places (2017). Fez parte da equipa organizadora do volume Contar (com) a Medicina (1ª ed. 2015; edições revistas e aumentadas: 2016 e 2018).

E-mail: al.correia@fcsh.unl.pt.

ORCID: 0000-0003-2847-7057.

 

António Barbosa (Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa)

António José Feliciano Barbosa é Licenciado em Medicina (FMUL), Antropologia (ISCSP-UTL) e Sociologia (ISCTE), com Mestrado Europeu em Bioética e em Psiquiatria Legal. Na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa é Professor Catedrático de Psiquiatra, Director da Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica, Director do Centro de Bioética, do Núcleo de Cuidados Paliativos e do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre Luto, e é Coordenador da Comissão Científica dos Mestrados em Cuidados Paliativos e Psicopatologia. É também Coordenador da Comissão de Acompanhamento da Implementação do Modelo de Intervenção Diferenciada no Luto Prolongado do Ministério da Saúde, e autor dos livros Medicina Centrada na Relação: Contributos para a Educação Médica (2018) e Fazer o Luto (2016). Tem também sido editor e co-editor de diversos livros e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas.

E-mail: abarbosa@netcabo.pt.

ORCID: 0000-0001-7152-2373.

 

António Duarte (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa)

António Manuel Duarte é Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, desempenhando atividades de docência e investigação na área da Psicologia Educacional e da Psicologia da Arte. Tem vindo a leccionar em diversas universidades estrangeiras, no quadro do programa Erasmus, e apresenta várias publicações em livros e em artigos em revistas nacionais e internacionais, pertencendo ao corpo editorial de várias revistas científicas. Participou em diversos projetos de investigação financiados pela Comissão Europeia, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal, e pelo Ministério de Ciência e Inovação (MCI) de Espanha. Foi membro do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Foi consultor da UNESCO e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEIA). É membro de vários grupos de investigação internacionais. Tem vindo a orientar várias teses de Mestrado e Doutoramento. Publicações recentes relevantes para as Humanidades Médicas: A “leitura” de narrativas ficcionais como forma de desenvolver competências de cuidado (no prelo) e The influence of narrative medicine techniques on the roles of potential patient and future caregiver – A pilot study (no prelo).

E-mail: amduarte@psicologia.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0002-9497-7204.

 

Brian Hurwitz (King's College, Londres)

Brian Hurwitz trabalhou como médico de clínica geral em Londres durante 30 anos. For professor de Primary Care e Gernal Practice no Imperial College London e mudou-se para King's College em 2020 para assumir a cadeira de Medicine and the Arts. Em King's, é co-director do Centre for the Humanities and Health, uma unidade de investigação que oferece formação a nível doutoral e pós-doutoral para alunos treinados em humanidades e com experiência clínica (https://humanitiesandhealth.wordpress.com/). Os seus interesses de investigação incluem estudos de narrativa com relação à prática médica, ética, direito, e a forma lógica e literária do caso clínico, e o seu trabalho actual examina as possibilidades que o caso clínico contemporâneo oferece - circunscreve e constrange - para representar as figuras e vozes dos pacientes nos discursos do conhecimento médico contemporâneo. Entre as suas publicações recentes destacam-se What Archie Cochrane Learnt from a single case (2017), Narrative constructs in modern clinical case reporting (2017), The Status of “Nonmotor” Features of the Malady in An Essay on the Shaking Palsy (1817) (2017) and Towards a narrative cardiology: exploring, holding and re-presenting narratives of heart disease (2019) (co-autoria).

E-mail: brian.hurwitz@kcl.ac.uk.

ORCID: 0000-0002-6951-2544.

 

Carmen Caeiro (Escola Superior de Saúde - Instituto Politécnico de Setúbal)

Carmen Caeiro trabalha como professora adjunta na ESS-IPS, com responsabilidades na formação graduada e pós-graduada em fisioterapia. É doutorada em fisioterapia pela Universidade de Brighton, no Reino Unido, e licenciada em fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Investigou, no âmbito do seu doutoramento, as experiências dos indivíduos portugueses com lombalgia crónica, através de um estudo fenomenológico. Desde então, parte do seu trabalho de investigação tem sido centrado no desenho, implementação e avaliação de cuidados de saúde estratificados para indivíduos com lombalgia (ex. Interdisciplinary stratified care for low back pain: a qualitative study on the acceptability, potential facilitators and barriers to implementation, 2019). No âmbito do projeto SHARE, tem vindo a estudar o impacto da integração das narrativas de utentes com fibromialgia no seu tratamento. Paralelamente, tem desenvolvido investigação na área da educação em fisioterapia. Em particular, tem estudado o contributo de abordagens educativas centradas na utilização das artes e literatura para o desenvolvimento de competências de raciocínio clínico e prática centrada no utente (ex. Promoting patient-centered practice in physiotherapy undergraduate programme. Arts, literature and health: thinking and practicing medical humanities, 2019).

E-mail: carmen.caeiro@ess.ips.pt.

ORCID: 0000-0002-5704-7358.

 

Filipe Castro Mesquita (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Filipe Castro Mesquita é psicólogo, investigador do CICPSI (Centro de Investigação em Ciência Psicológica) e bolseiro de investigação do Projeto SHARE. Concluiu o mestrado em Psicologia da Educação e Orientação em 2016, e está atualmente a realizar um Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação. Tem realizado diversas comunicações científicas nas áreas da Psicologia da Educação, da Psicologia da Arte e da Educação em Contexto Rural, áreas nas quais tem desenvolvido e participado em projetos de investigação.

E-mail: filipe.mesquita@campus.ul.pt

 

Francisco Sobral do Rosário (Hospital da Luz)

Francisco Sobral do Rosário é médico com a especialidade de Endocrinologia. É o director do Departamento de Endocrinologia do Hospital da Luz – Lisboa e trabalha no Serviço de Endocrinologia da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.Tem um interesse especial em Educação Terapêutica e em Humanidades Médicas. É autor de quatro livros de Divulgação na Área da Diabetes e Doença crónica. Representante eleito por Portugal no DESG (Diabetes Education Study Group do European Association for the Study of Diabetes) no triénio de 2011-2014. Entre os seus artigos recentemente publicados, destacam-se "Anamnese Versus História de Vida na Compreensão do Sofrimento do Outro" (2018) e "A Randomized Trial of the Close Reading and Creative Writing Program: An Alternative Educational Method for Adult Group Care I."ntervention" (2020), do qual é co-autor. 

E-mail: franciscosobraldorosario@gmail.com.

ORCID: 0000-0002-6682-0867.

 

Gérard Danou (Médico e ensaísta)

Gérard Danou é médico e doutorado em letras (HDR - história cultural) e foi médico num hospital e investigador associado - Paris-Diderot, Paris VII. Os seus trabalhos versão questões de linguagem em prática médica, escritores-médicos como Arthur Schnitzler, Jean Reverzy, L-F Destouches-Céline... e também o poeta Henri Michaux. Entre as suas publicações destacam-se: Le corps souffrant – Littérature et médecine (1994),  a Co-organização do colóquio « de Cerisy-La-Salle Henri Michaux est-il seul? (2000), Littérature et médecine ou Les pouvoirs du récit (2001), Langue, récit, littérature dans l'éducation médicale, (pr. F. Dagognet) (2007 e 2016), e  "Raconter la douleur?" in Colloque "La souffrance en Europe (17e -18e siècles)" (2018).

E-mail: gerard.danou33@gmail.com.

 

Joana Corrêa Monteiro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Joana Corrêa Monteiro é investigadora doutorada contratada no CEAUL/ULICES, a trabalhar no Projecto SHARE - Saúde e Humanidades Actuando em REde, e Professora Auxiliar Convidada de Ética na Nova SBE. Concluiu o doutoramento em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa em 2016, com uma dissertação sobre a relação entre Ética e Estudos Literários. A sua formação de base combina a Teoria da Literatura (Mestrado, 2009) e a Filosofia (Licenciatura, 2007). Os seus interesses de investigação continuam a ser a filosofia e literatura e tem trabalhado e escrito sobre as relações que estabelecem, sobretudo na área da ética. Publicações recentes incluem uma review de Anti-doxa de Sousa Dias (Brotéria, Março 2020) e tem no prelo o capítulo Jane and Alasdair: Jane Austen and her novels in Alasdair MacIntyre’s work

E-mail: joana.cmonteiro@letras.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0002-8051-5666.

 

João Almeida Flor (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

João Almeida Flor é Professor Catedrático aposentado e especialista em Língua e Literatura Inglesa, tendo como áreas de actividade científica a Literatura Comparada, as Relações Culturais Anglo-Portuguesas e os Estudos de Recepção e Tradução Literária. Integra o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa como membro investigador, no Grupo de Investigação de Estudos de Recepção e Estudos Descritivos de Tradução. Da sua vasta obra publicada, destacam-se os títulos T.S. Eliot: Prufrock e outras Observações (2005) e a coordenação editorial do volume Shakespeare Entre Nós (2009).

 

Joaquim de Oliveira Lopes (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

Joaquim Manuel de Oliveira Lopes é Professor Coordenador na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Coordena o Grupo de Investigação Fundamental do CIDNUR (Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa – ESEL). É Doutorado em Enfermagem (UL), Mestre em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos (UNL) e Pós-Graduado em Saúde Mental (ICBAS-UP) e em Histórias de Vida/Método Autobiográfico (ESEnfermagem Maria Fernanda Resende e Universidade de Genéve). Licenciado em Enfermagem, é Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, com formação em Psicoterapia Psicanalítica e Counseling. Coordena o Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da ESEL. Leciona nas áreas da saúde mental, da relação terapêutica e da investigação fenomenológica em enfermagem e saúde. Várias comunicações científicas e publicações na área da saúde mental e da relação terapêutica. 

E-mail institucional: joaquimlopes@esel.pt

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2571-7078 

 

 

José Guimarães (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

José Guimarães foi professor de Português, até 2014. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade do Porto, em 1990. Realizou o mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses, na Universidade de Aveiro, em 2013, com a dissertação O "sentimento de si" e do mundo: M. Yourcenar e M. T. Horta em confronto, sob orientação científica da Professora Doutora Maria Hermínia Laurel. Em 2019, doutorou-se em Ciências da Literatura, Literaturas de Expressão Francesa, na Universidade do Minho, apresentando a tese Novas leituras de Yourcenar: a recusa da agonia, sob orientação científica das Professoras Doutoras Maria do Rosário Girão e Maria Hermínia Laurel. No momento, é estudante de Pós-Doutoramento em Humanidades Médicas, sob orientação da Professora Doutora Maria de Jesus Cabral, no âmbito do Projeto em Humanidades Médicas/CEAUL, desenvolvendo o projeto “Dilater le coeur de l'Homme à la mesure de toute la vie: Yourcenar na confluência entre as Humanidades e a Saúde”.

E-mail institucional: joseguimaraes@e-letras.ulisboa.pt

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2741-0432

 

Luís Madeira (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)

Luís Madeira, 40 anos, desenvolve a sua carreira em quatro vertentes síncronas. Médico psiquiatra, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa em 2008, é atualmente coordenador do Departamento de Psiquiatria no Hospital CUF Descobertas e Presidente-Eleito da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. É titular de grau de mestrado em Filosofia pela Universidade de Central Lancashire e de doutoramento na área da Medicina - Filosofia da Psiquiatria. É Professor Auxiliar de Ética e Deontologia médica e de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Católica. Cumpre atualmente o segundo mandato como conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É ainda, Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa. Apresentou mais de duas centenas de comunicações nacionais e internacionais e tem em seu nome mais de 40 publicações.

E-mail: luismadeiramd@gmail.com

Cienciavitae: https://www.cienciavitae.pt/0113-501B-8502

 

Manuel Silvério Marques (Centro de Filosofia, Unviersidade de Lisboa)

Manuel Silvério Marques é médico hematologista aposentado. Trabalhou no Instituto Português de Oncologia. Doutorou-se em Medicina (Filosofia da Medicina) na FMUL onde ensinou Arte Médica, História das Ideias e História da Medicina. É presentemente investigador do Centro de Filosofia, FLUL. Foi membro do Gabinete, de Filosofia do Conhecimento (Dir. de Fernando Gil). Participou e participa em vários Projectos nacionais/internacionais sobre Filosofia, História da Medicina e História da Ciência. Liderou o Projecto (financiado pela FCG e concluído em 2019) de edição de 4 volumes com obras médicas inéditas do Dr. José Pinto de Azeredo (Rio, 1764 – Lisboa, 1810). Criou, com Jorge Melo e José M. Pereira de Almeida, a primeira Comissão de Ética para a Saúde do IPO e foi membro de várias comissões de Ética incluindo do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e da CEIC (de Investigação Clínica). Colaborou com o CEAUL desde o início do projecto "Humanidades Médicas". Autor de dois livros e colaborador e co-autor em mais de vinte nas mesmas áreas. Recentemente, foi co-autor do artigo "O homem de vidro, os génios de Tlön e a distorção da experiência" (2019) e autor do capítulo "Força, debilidade e (i)numeracia em Coleção de Observações Clínicas" (2019).

E-mail: m.marques46@gmail.com.

ORCID: 0000-0002-6076-2221.

 

Margarida Esperança Pina (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa)

Margarida Esperança Pina é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde tem lecionado nas áreas dos Estudos Literários e da Tradução. É investigadora doutorada do IELT/NOVA e do CEAUL- Universidade de Lisboa. As suas áreas de interesse incidem na Literatura Francesa e na Literatura e Outras Artes (História da Alimentação, História da Medicina / Humanidades Médicas). Algumas publicações incluem Saber e Sabor Medieval (2010), Representações do Mito na História da Literatura (org.) (2014), O Riso. Teorizações. Realizações. (org.) (2015) e Diálogo e Ciência. Limite. in Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía. (2017).

E-mail: mepreffoios@fcsh.unl.pt.

ORCID: 0000-0002-2850-9859.

 

Margarida Lobo Antunes (Hospital dos Lusíadas, Lisboa)

Margarida Lobo Antunes, pediatra e responsável pela consulta de Obesidade Infantil do Hospital Lusíadas Lisboa. Diretora Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa desde julho 2019. Leciona o tema “Obesidade Infantil” na Unidade Curricular “Processos em Nutrição, Ambiente e Saúde” dos Mestrados em Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Leciona os temas “Medicina Narrativa” (1º ano) e “Medicina Narrativa e Bioética” (5º ano) no Mestrado Integrado de Medicina da Universidade da Beira Interior. Responsável por projetos de rastreio nutricional e ações de promoção de estilos de vida saudáveis em escolas. Coautora do livro “À Descoberta do seu Bebé”, Editora Manuscrito, 2018. Recentemente autora do artigo de perspetiva, “To Be or Not to Be: The Role of Humanities in Medical Education” (2023). Membro da direção do The Doctor as a Humanist.

E-mail: margarida.lobo.antunes@lusiadas.pt

 

Maria Antónia Rebelo Botelho (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

Maria Antónia Rebelo Botelho é Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL). Doutorada em Filosofia Contemporânea, é coordenadora do Programa de doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa em colaboração com a ESEL e coordenadora da Unidade de investigação e Desenvolvimento em Enfermagem (ui&de), área de investigação experiência vivida e Epistemologia da prática. Desde 2014, é Presidente da Comissão de Ética da ESEL. É também investigadora nos seguintes projectos de investigação em desenvolvimento:  Projecto SHARE - Saúde e Humanidades Atuando em Rede (SHARE) (IP professora Isabel Fernandes, Universidade de Lisboa); programa Erasmus +, Nurse Leadership, for developing PhD and post doc education (PI Professor Thora Halfsteindottir, Universidade da Islândia). Algumas publicações recentes são "Metamorphosis into mother after 35 years of age: a study of Grounded Theory"(2019); "Compreendendo o Papel Maternal de Mulheres com Problemas de Adição a Substâncias Psicoativas" (2019); “Literacia em saúde mental de adolescentes em contexto escolar: Desenvolvimento de uma intervenção psicoeducativa”(2019).

E-mailrbotelho@esel.pt.

ORCID: 0000-0001-7356-2053.

 

Maria Inês Almeida (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Maria Inês Almeida é licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas (2017) e mestre em Estudos Ingleses e Americanos (2020) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, assim como investigadora no CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), no Grupo de Estudos Americanos. Desde 2017, trabalha como tutora no Centro de Escrita WILL Lab (Writing, Innovation, Language and Learning Laboratory) na Universidade de Lisboa.

E-mail: mariainesalmeida@campus.ul.pt.

 

Maria de Jesus Cabral (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho)

Maria de Jesus Cabral é Professora Auxiliar da Escola de Letras, Artes de Ciências Humanas (ELACH), da Universidade do Minho. Doutorou-se em 2005, na especialidade de Literatura Francesa pela Universidade Católica Portuguesa, onde lecionou entre 1994 e 2008. A sua tese estudou o pensamento poético de Stéphane Mallarmé na esfera simbolista francófona (1885-1992) com particular incidência no teatro de Maurice Maeterlinck. Possui igualmente um mestrado em Literatura Francesa com a dissertação Saint-Exupéry: itinéraires fictionnels pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1998). Entre 2008 e 2021, atuou intensivamente na investigação, entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, com projetos inter/nacionais financiados pela FCT na área dos estudos literários e focados no teatro poético (literatura francesa, belga e portuguesa), na leitura literária, na Medicina narrativa e Humanidades médicas. É o caso do projecto "Do Texto ao corpo. Interfaces teatro e medicina" que desenvolveu entre 2013 e 2019 e que integrou uma componente de trabalho de campo no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO) de Lisboa. É membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF) em 2003 e Presidente da mesma desde 2015 e co-coordenadora da rede de investigação LEA ! Lire en Europe Aujourd’hui. É co-PI do projecto interdisciplinar SHARE – Saúde e Humanidades Actuando em Rede (ULisboa). Autora do livro Mallarmé hors frontières (Rodopi, 2008), preparou recentemente uma edição anotada e comentada de Eugénio de Castro. Publicou um vasto número de artigos em revistas especializadas e coeditou, entre outros, Le toucher: prospections médicales, artistiques et littéraires (2019), Lire les villes (2020), O(u)sar a literatura. Um Laboratório de leituras para a reflexão em saúde (2021). É igualmente tradutora de obras relacionadas sobretudo com o pensamento da literatura e da linguagem (Paul Ricoeur, Julia Kristeva, Alain Trouvé, Dominique Grandmont...).

E-mail: mjcabral@elach.uminho.pt.

ORCID: 0000-0002-0736-3846.

 

Maria de Lurdes Tavares

 

Maria do Castelo Romeiras (Hospital Curry Cabral - Centro Hospitalar de Lisboa Central)

Maria do Castelo Romeiras é médica, com o “Doctorat en Médecine” pela Faculdade de Medicina de Lille (França). Especialista em Imunohemoterapia, exerce a sua actividade no Hospital Curry Cabral – Centro Hospitalar de Lisboa Central. Tem formação em hipnose clínica e é trainer de programação neuro-linguística.

E-mail: mcbromeiras@gmail.com.

 

Maria Giulia Marini (Fundação ISTUD, Milão)

Maria Giulia Marini é epidemologista e counselor com 30 anos de experiência profissional em cuidados de saúde. Teve uma formação clásssica, que incluiu o estudo de Latim e Grego antigo, seguida de estudos académicos científicos em química e farmacologia. Durante os primeiros anos da sua carreira, trabalhou em ambiente privado e internacional. Trabalhou em investigação médica, mudando depois para a organização de cuidados de saúde, e obtendo especialização académica em Epidemologia e Estatística. Depois, trabalhou também em consultoria e educação em saúde. Recentemente especializou-se em counseling Art Coaching. Actualmente é directora de Inovação na Área dos Cuidados de Saúde da Fundação ISTUD, uma Faculdade de Economia independente com uma abordagem humanística, reconhecida pelo Ministério de Investigação italiano. É membro activo da direcção da Sociedade Italiana de Medicina Narrativa, e é também professora de Medicina Narrativa em La Sapienza, Milão, e em 2016 foi referee da OMS para "Método Narratio e Saúde Pública". É autora do livro “Narrative medicine: Bridging the gap between Evidence Based care and Medical Humanities,” (2016) e de outras publicações internationais em Medicina Narrativa em revistas académicas. O seu livro mais recente é “The Languages of care in narrative medicine: words, space and sounds in the healthcare ecosystem” (2019). É ainda directora da publicação online Journal Chronicles of Narrative Medicine. As suas áreas de investigação são pesquisa qualitativa e quantitativa, semântica linguística, humanidades médicas e a humanização do cuidado. 

E-mail: MMarini@istud.it.

 

Maria Sequeira Mendes (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

- em construção - 

E-mail: mariafmendes@campus.ul.pt

 

Marie-France Mamzer (Université Paris-Descartes)

Marie-France Mamzer é Professora de Ética Médica e Biológica na Université Paris-Descartes, onde lecciona desde 2008. É membro da Comissão Ética da Société Francophone de Transplantation, responsável pela Unité Fonctionnelle d’Ethique et de Médecine légale (Hôpital Necker-Enfants Malades), e é também Presidente da Comissão de Ética da Société de Néphrologie desde 2013. É a Team Leader da Equipe ETREs – Ethics, Research, Translations no Centre de Recherche des Cordeliers, Université Paris-Descartes), e é também membro do Projecto em Humanidades Médicas e do Projecto SHARE do CEAUL. É editora associada da revista Ethics, Medicine and Public Health (Elsevier Masson) e publicou mais de uma centena de artigos e capítulos de livros em publicações com arbitragem científica nos campos da ética médica e do transplante. Recentemente co-organizou (com Maria de Jesus Cabral) Médecins, soignants, osons la littérature e publicou o capítulo "Quelle place pour le toucher en médecine au XXIe siècle?" in Le Toucher, prospections médicales, artistiques et littéraires. 

E-mail: marie-france.mamzer@parisdescartes.fr.

ORCID: 0000-0001-7570-1803

 

Marijke Boucherie (CEAUL - Centro de Estudos Anglísticos, Universidade de Lisboa)

Marijke Boucherie foi Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras) onde leccionou Literatura Inglesa e Canadiana e Introdução à Linguística Geral (1981-2010). Os seus interesses de investigação, inspirados pelo frequente contacto com pessoas no espectro do Autismo/Asperger, focam-se na literatura de "nonsense" e nos aspectos não semânticos e não sintáticos da linguagem. Conduziu o seu interesse no som, entoação e silêncio como um meio de comunicação ao estudo da literatura, especialmente em autores como Chales Dickens, Stevie Smith e Alice Munro. No contexto das Humanidades Médicas, escreveu "A Letter from Marijke Boucherie to Alan Bleakley" Routledge Handbook of the Medical Humanities (2019) e “Screams, Shouts and Silence: The Noise of the World and the Impossibility of Narrative” (2015). 

E-mail: marijke.boucherie@gmail.com.

ORCID0000-0001-8769-1737.

 

Marta Soares (ISCSP, Universidade de Lisboa)

Marta Soares é Professora Associada Convidada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, onde leciona Inglês para as Ciências Sociais e Português Língua Estrangeira. É investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES).

É doutorada em Estudos Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2013). Tem publicado artigos e capítulos sobre Poesia Contemporânea, Estudos Americanos, Estudos sobre Mulheres e, mais recentemente, Humanidades Médicas e Jornalismo Literário. Tem como áreas de interesse as Humanidades Médicas, os Estudos da Deficiência e o Jornalismo Literário.

Email: msoares@iscsp.ulisboa.pt.

ORCID: 0000-0002-2805-3046.

 

Mick Greer (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Mick Greer é formado em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge (1983) e ensina na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 1992. Tem um doutoramento em James Joyce e teatro e é investigador no Centro de Estudos de Teatro da FLUL, onde as suas áreas de interesse incluem Shakespeare em Performance, Teatro Contemporâneo Britânico e Irlandes, Trandução e Teatro em Educação. Além de colaborar no Projecto em Humanidades Médicas, Mick é também membro do Grupo de Investigação 4 do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL), que foca os conceitos de "casa" e "pertença". Além de ser um mebro activo dos Lisbon Players, um grupo de teatro em Inglês, Mick é membro fundador da Companhia de Teatro Balloonatics, de Dublin, que se especializou em adaptações de escritores Irlandeses, particularmente James Joyce. Mick traduziu varias peças e textos relacionados com performance e as artes. Publicou também sobre teatro, tradução e literatura.

E-mail: mickgreer@campus.ul.pt

ORCID: 0000-0002-1554-4145

 

Miguel Barbosa (Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa)

Psicólogo clínico e da saúde. Doutorado em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestre em Psicologia (ISPA), em Sociologia da Saúde e da Doença (ISCTE), em Antropologia Social e Cultural (ICS-UL), e em Bioética (FML). Professor Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador Integrado do Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI) da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Investigador Colaborador do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto e do Núcleo de Ensino e Investigação de Competências de Comunicação e Relação (NEICCR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Membro da Comissão Científica do Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS) e vogal da direcção da Inluto - Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto.

E-mail: mbarbosa@medicina.ulisboa.pt

 

Nuno Miguel Proença (CHAM - Centro de Humanidades, Universidade NOVA de Lisboa)

Nuno Miguel Proença é doutorado em Filosofia e Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Desenvolveu um pós-doutoramento no Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As suas áreas de trabalho dizem respeito à relação entre a Filosofia e a Psicanálise, nomeadamente no que toca à afectividade e às emoções, ao corpo e ao inconsciente, à imaginação e à memória, mas também à linguagem, à identidade e à narração. É investigador contratado pela FCSH da Universidade NOVA de Lisboa, desde 2019. É autor de Qu’est-ce que l’objectivation en psychanalyse? Sept lectures de Freud (2008) e, colaborou na obra Logiques de la Forme – Hommage international à Fernando Gil (2019) com o capítulo "Logique de l’assentiment et formes de la preuve en psychanalyse", na obra Ética. Indagações e Horizontes (2018) com o capítulo "Para uma ética do encontro clínico, antes dos princípios" e também em Figures Cliniques du Vide – Psychopathologie et hypermodernité (2017) com o capítulo "Maladies de la vie, pathos commun et souffrance individuelle : considérations à partir de la phénoménologie radicale de Michel Henry". Coordenou, com Adelino Cardoso, o volume Dor, Sofrimento e Saúde Mental na Arquipatologia de Filipe Montalto (2018). 

E-mail: nunomiguelproenca@gmail.com.

ORCID: 0000-0002-1618-695X.

 

Patrícia Silva Pereira (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa)

Doutoramento em Enfermagem em 2015 (Universidade de Lisboa-UL); Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica em 2011 (Escola Superior de Enfermagem de Lisboa-ESEL); Mestrado em Família e Sociedade em 2005 (Instituto Universitário de Lisboa- ISCTE); e Licenciatura em Enfermagem em 1991 (Escola Enfermagem Franciscanas Missionárias de Maria). É ainda formada em Terapia Familiar Sistémica (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar-SPTF). É Vice-Presidente na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. É investigadora integrada na UI&DE, onde coordena o projeto de investigação ARisCo_____smca (Avaliação do risco clínico em saúde mental da criança e adolescente) e colaboradora na CEAUL, no projeto SHARE (2018-2022). Atua na área de Ciências Médicas e da Saúde com ênfase em Enfermagem. Publica artigos decorrentes da atividade de investigação e é autora do livro “Frutos do Amor - quando dois passam a três”. Fundadora da Associação Umbilical – apoio ao bem-estar emocional na gravidez e pós-parto. As suas áreas de interesse envolvem a fenomenologia da prática, narrativas e dinâmicas familiares, relação terapêutica, enfermagem de saúde mental da criança, do jovem e do adulto. Entre as públicações recentes mais relevantes incluem-se "Fenomenologia da prática: investigação em enfermagem da experiência vivida" (2015) and Qualidades pessoais do enfermeiro e relação terapêutica em saúde mental: Revisão sistemática da literatura. Pensar Enfermagem (co-autoria 2014). 

E-mail: ppereira@esel.pt.

ORCID: 0000-0002-9686-1002.

 

Philippe Zawieja (Universidade de Estrasburgo, França) 

Philippe Zawieja formou-se em Gestão na Burgundy School of Business em 1991, e depois em Microeconomia da Saúde, na Université Paris-Diderot em 2010. A sua tese de doutoramento foi sobre o burnout nos profissionais de enfermagem que lidão com a doença de Alzheimer. As suas principais áreas de interesse incluem a psicologia ocupacional da saúde, e todos os tipos de fadiga e exaustão, na vida profissional ou não-profissional, de um potno de vista antropológico. Os seus materiais incluem dados empíricos, literatura especializada e literatura moderna europeia, especialmente romances. É investigador associado em várias universidades: no Centre de recherche Psychanalyse, Médecine et Société da Universidade de Paris (França), no Grupo de Trabalho "Literature, Science & Medicine", da Universidade de Florença (Italia), e no "Observatoire sur la santé et le mieux-être au travail" da Universidade de Montreal (Canada). Entre as suas publicações recentes destacam-se "Hypothèses pour une onomastique du Coriolis de 'Manette Salomon'," Cahiers Edmond & Jules de Goncourt, 2020 e "Burnout des soignants en gériatrie : prévalence et déterminants dans 185 établissements français." NPG Neurologie Psychiatrie Gériatrie. (2019) escrito em co-autoria com L. Benattar.

E-mail: philippe.zawieja@mines-paris.org

ORCID: 0000-0002-9218-522X

 

Raquel Botelho Rodrigues (investigadora Projecto em Humanidades Médicas)

Raquel Botelho Rodrigues é licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a dissertação "Nem só de pão vive o homem: a escrita como cuidado". O interesse e a sua expressão na investigação que motivou esta última, bem como o trabalho voluntário no serviço de visita no IPO de Lisboa, aproximaram-na das Humanidades Médicas. Realizou um estágio extracurricular no Projecto SHARE - Saúde e Humanidades Actuando em REde. Frequentou o Curso Livre em Medicina Narrativa e participou no curso Dinamizadores de Grupos de Leitura em Medicina Narrativa. Actualmente, é jornalista cultural no Gerador, em formato online e impresso, onde realiza reportagens de investigação na área da cultura portuguesa, atravessando as diversas expressões artísticas, e é co-responsável pela crónica literária, entre outros.

E-mail: raquelbotelhorodrigues@gmail.com.

 

Tiago Correia (Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade NOVA de Lisboa)

Tiago Correia é doutorado em sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa com pós-doutoramento na Faculdade de Medicina/Universidade de Montreal. É professor auxiliar convidado e investigador integrado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa nas áreas da sociologia médica e políticas de saúde. Tem representado Portugal em diversas redes de I&D e projectos internacionais, bem como inúmeros trabalhos publicados, entre os quais “Novos Temas de Saúde, Novas Questões Sociais” (2016), “Hybrid management, organizational configuration, and medical professionalism” (2016) e “The State and Medicine in the Governance of Health Care in Portugal” (2015). Em 2014 coordenou para a Ordem dos Médicos o projecto de investigação “O Sistema de Saúde Português no Tempo da Troika: A Experiência dos Médicos”.

E-mail: tiago.correia@ihmt.unl.pt.

ORCID: 0000-0001-6015-3314

 

Zuzanna Zarebska (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa)

Zuzanna Zarebska (PhD, Pós-doc) é investigadora auxiliar e docente no Departamento de Estudos Ingleses da Universidade de Lisboa. É também investigadora integrada no ULICES/CEAUL. Foi investigadora visitante na Universidade Nacional da Irlanda, no University College Dublin, Universidade de Coimbra e Universidade da Madeira. É membro de Projeto em Humanidades Medicas e de Rhome – Representations of Home in Literatures and Cultures in English.

Desenvolve um projeto em gerontologia cultural Women’s Lives in Time: Bodies, Homes and Voices. Ageing Women Research Project. Tem publicado artigos sobre autores irlandesas contemporâneos, gerontologia como medicina e narrativa, tais como “Slow e as Novas Formas de Ler: a Saude e Bem-Estar do Eu e do Outro.” Éditions Lambert-Lucas (2016); “One Text as Another: Ireland Translated Between Languages, Texts and Cultures.” Contemporary Short Fiction in Translation: The Cases of Portugal, the United Kingdom and Ireland. CCS - Comparative Critical Studies. (2016). Tem no prelo um artigo “Women’s Lives in Time: Feminist Gerontology and Slow Ageing.”

E-mail: zuzanna.sanches@campus.ul.pt.

ORCID: 0000-0002-1217-4345

 

 

 

Dezembro 2024
SD
01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

Eventos por tipo